O Que é Ergonomia?

Lojas Maranhão - Móveis para Escritório

A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida".

(Congresso Internacional de Ergonomia, 1969)

"Ergonomia (ou human factors) é a disciplina científica que trata de entender as interações em humanos e outros elementos de um sistema; é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar de modo a aperfeiçoar o bem-estar humano e o desempenho total do sistema".

Lojas Maranhão - Móveis para EscritórioLojas Maranhão - Móveis para Escritório Lojas Maranhão - Móveis para Escritório

Dito de forma mais simples, a mesa e a cadeira que temos no nosso escritório têm um impacto direto na nossa produtividade, uma vez que influenciam a nossa postura e níveis de conforto, Pior do que uma cadeira desconfortável ou uma mesa muito baixa são os efeitos negativos que vão acabar por produzir: dores nas costas, pernas, braços ou pulso, cansaço, irritabilidade, stress e desconcentração. No fundo estas peças devem ser reguláveis para ajustar ambas, até se sentir verdadeiramente confortável e durante largas horas de trabalho.

Lojas Maranhão - Móveis para Escritório

O mobiliário de escritório pode ser seu amigo ou inimigo, por isso invista algum tempo na sua escolha, e decida corretamente o melhor para sua saúde. Os grandes problemas são os riscos associados ao stress e as pressões do trabalho moderno e as doenças relacionadas com as articulações em decorrência de trabalho repetitivo e sem planejamento que não leva em conta o conforto de execução na atividade.

Lojas Maranhão - Móveis para Escritório

Os domínios de especialização da ergonomia são:

Ergonomia física: está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

Ergonomia cognitiva: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, estresse e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.

Ergonomia organizacional: concerne à otimização dos sistemas sóciotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, tele-trabalho e gestão da qualidade.

A Ergonomia usa os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, actividades, máquinas, ferramentas, e produtos de consumo de modo a torná-los mais seguros, eficientes, e confortáveis para uso humano.

Conheça mais sobre a Lei NR 17 - ERGONOMIA - Clicando Aqui.

Av. do Estado, 6817 - Moóca - SP - Cep: 03105-000 - Central de Atendimento: (11) 2274-2160 / 2273-5081 / 2274-4481 - Impactos Net - Links Patrocinados, Sites e Catálogos.